Dúvidas


O QUE É UM COOPERATIVISMO?

O Cooperativismo tem como seu maior objetivo, libertar o homem do seu individualismo e indiferença através da cooperação entre seus associados, procurando satisfazer, assim, suas necessidades financeiras e influir em seu equilíbrio psicológico

O QUE É COOPERATIVA DE CRÉDITO MÚTUO?

Cooperativa de Crédito Mútuo é uma sociedade constituída entre pessoas, com interesses e objetivos comuns. Sua finalidade é prestar serviços de natureza econômica, bem como procurar fornecer orientação social e educativa.

COMO É FORMADO O CAPITAL DA COOPERATIVA?

O associado contribui mensalmente com uma pequena quantia para a Cooperativa, conforme o número de cotas de capital, formando assim, o Capital Social da Mesma. A soma dessas contribuições constituem o montante de recursos que a Cooperativa tem para emprestar.

O COOPERADO PODE SE DESLIGAR DA COOPERATIVA?

Sim, mas o associado que se demitir da Cooperativa por decisão própria, deverá aguardar a aprovação das contas do exercício pela Assembléia Geral para receber seu capital, de acordo com o Estatuto.

A COOPERATIVA É RECONHECIDA POR LEI?

Sim. A Cooperativa é como se fosse um Banco. É respaldada nas Leis 5.764, de 16.12.71 e 7.231, de 23.10.84; Normas baixadas pelo Conselho Monetário Nacional, Regulamentos estabelecidos pelo Banco Central do Brasil e o seu Estatuto próprio, aprovado pelo Banco Central do Brasil e registrado na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais.

QUAIS AS VANTAGENS DE UMA COOPERATIVA?

  • Benefícios sociais e educativos;
  • Liberdade de escolha (compras a vista);
  • Crédito rápido;
  • Cobertura de emergência;
  • Remuneração ao capital;
  • Tranqüilidade de saber que é um órgão administrado pelos próprios associados.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE COOPERATIVA E OUTRAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS?

As Cooperativas, os bancos e outras instituições financeiras têm algumas coisas em comum, tais como: todas dependem da autorização do Banco Central do Brasil para funcionar, tanto a cooperativa, quanto as demais emprestam dinheiro. Mas, a principal diferença da cooperativa está justamente na maneira de fazer empréstimos, pois como ela não tem fins lucrativos, pode trabalhar com juros abaixo do praticado no mercado, e não tem as burocracias do mercado financeiro (saldo médio, tarifas e outros).

QUAL A DISPONABILIDADE FINANCEIRA DA COOPERATIVA?

Nem sempre a Cooperativa dispõe de recurso financeiro suficiente para atender a todos os pedidos do mês. Se todos solicitarem empréstimo ao mesmo tempo o dinheiro não será suficiente. Neste caso a Cooperativa obriga-se, através de seu Conselho de Administração e Comissão de Crédito, a analisar cada pedido, levando em consideração principalmente a necessidade do empréstimo.

COMO É ADMINISTRADA A COOPERATIVA?

Através de um grupo de associados, eleitos em Assembléia Geral, denominado Conselho Administrativo, composto por 6 elementos, sendo 1 Presidente, 1 Tesoureiro, 1 Secretário e 3 Conselheiros.

QUAIS OS DEPARTAMENTOS DA COOPERATIVA?

  •  Assembléia dos Cooperados;
  •  Conselho de Administração;
  •  Conselho Fiscal;
  •  Comissão de Crédito e
  •  Gerência Geral

A DIRETORIA DA COOPERATIVA GANHA SALÁRIO OU ALGUM TIPO DE AJUDA?

A Assembléia Geral Ordinária dos Cooperados, em fevereiro de 2000, deliberou que todos os membros, tanto do Conselho Administrativo quanto do Conselho Fiscal deveriam receber uma ajuda de custo, conforme passou a constar do Regimento Interno da COPETRO.

O MEU CAPITAL É REMUNERADO?

Sim, o Capital do associado é individual, ou seja, tudo o que se deposita na Cooperativa é controlado de forma que cada associado sabe o quanto possui na Cooperativa. Este capital é como se fosse uma poupança, sendo que ao final de cada exercício a Cooperativa distribui juros proporcionais ao Capital de cada associado.

COMO RECEBER O MEU CAPITAL DE VOLTA?

Você somente poderá receber seu Capital de volta se houver desligamento da COPETRO, obedecidos os critérios previstos no Regimento Interno.

QUEM TEM DIREITO A UM EMPRÉSTIMO?

Todos os associados tem direito a retirar empréstimo na Cooperativa, devendo apenas cumprir as regras estabelecidas no Regulamento Interno da COPETRO.
Os empréstimos estão vinculados ao número de cotas que o Cooperado possui. Quanto mais cotas tiverem, maior será o empréstimo que poderá retirar.

COMO SOLICITAR UM EMPRÉSTIMO?

Preencher proposta de empréstimo e encaminhá-la à COPETRO através de um dos seus conselheiros, pessoalmente ou pelo correio (SEDEX ou Carta Registrada com A.R.). As propostas estão disponíveis, na sede da COPETRO, junto aos Diretores da ativa ou ainda na WEB na Página da COPETRO.

BASTA SOLICITAR EMPRÉSTIMO PARA SER ATENDIDO?

Sim. O prazo para liberação dos empréstimos dependem dos recursos de capital que a cooperativa dispõe e da carência a partir da primeira integralização (30 a 90 dias).

COMO SERÁ CREDITADO UM EMPRÉSTIMO LIBERADO?

Será creditado sempre em uma conta corrente bancária indicada pelo associado.

COMO É FEITO OS PAGAMENTOS DAS COTAS PARTES E DAS PARCELAS DE EMPRÉSTIMOS?

Os pagamentos serão feitos através de descontos nos contracheques. Caso o Cooperado não tenha margem consignável, poderá autorizar desconto em conta corrente dos bancos conveniados (Banco do Brasil e Banco Real). Excepcionalmente o Cooperado poderá fazer pagamentos através de Depósitos Bancários ou, ainda, na COPETRO.

QUEM PODE SE ASSOCIAR À COOPETRO?

A) Poderão associar-se à Cooperativa os empregados da PETROBRAS S.A., PETROBRAS DISTRIBUIDORA S.A. e todas as empresas do Grupo PETROBRAS S.A., além dos aposentados que, quando em atividade, atendiam aos critérios estatutários da COPETRO.
B) O CEPE, ASTAP, SINDIPETRO, AMBEP, SINTRAMICO e seus respectivos funcionários.
C) Pais, cônjuge ou companheiro(a), viúvo(a), dependente(s) legal(is) do associado e pensionista do(a) associado(a) falecido(a).