1º DE MAIO – DIA DO TRABALHADOR O trabalho dignifica o homem, enobrece a alma e nos coloca mais próximos dos nossos sonhos.

1º DE MAIO – DIA DO TRABALHADOR

 

Intitulado também como o Dia do Trabalho, o 1º de maio é uma data comemorativa dedicada aos trabalhadores e celebrada anualmente, tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo.

O século XIX ficou marcado por movimentos de trabalhadores que lutavam por valorização e por melhores condições de trabalho. A realidade dos trabalhadores era duríssima, e o comum era que as jornadas fossem de 12 horas por dia. Para garantir a redução do extenuante expediente, os trabalhadores da cidade de Chicago organizaram uma greve para o 1º de maio de 1886, mobilizando cerca de 340 mil trabalhadores nos Estados Unidos. O protesto, que era para ser pacífico, tornou-se um grande massacre, promovido pela polícia norte-americana.

A data se consolidou em 1919, quando a França alterou a jornada diária para oito horas e transformou o 1º de maio em feriado. No ano seguinte, a União Soviética também passou a celebrar essa data.

No Brasil, a data passou a ser celebrada informalmente por trabalhadores, a partir de 1910 e tornou-se oficial durante o governo de Artur Bernardes (1922-1926), por meio do decreto 4.859, de 26 de setembro de 1924. Atualmente, é feriado nacional por determinação da lei 9.093, de 12 de setembro de 1995.