ABRIL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E CUIDADOS COM A SAÚDE

 

ABRIL É UM MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO

E CUIDADOS COM A SAÚDE

 

O quarto mês do ano começa com o Dia da Mentira, mas a verdade é que, durante os 30 dias do mês de abril, fatos importantes são lembrados. O Brasil celebra em 21 de abril o Dia de Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira e Patrono da Nação Brasileira.

É também, no mês de abril, que são lembrados o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (02), o Dia da Prevenção Contra a Crueldade Animal (04), o Dia Internacional da Saúde (07) e o Dia do Jornalista (07).

Dia 08 comemora-se o Dia do Exército Brasileiro, o Dia dos Povos Indígenas e o Dia Mundial de Combate ao Câncer. O Hino Nacional Brasileiro tem o dia 13 para ser comemorado e é reservado também para o Dia do Jovem.

Dia 22 relembramos a data do Descobrimento do Brasil e marca o Dia da Terra. O Dia Mundial do Livro tem sua data, 23 e o dia 28 de abril abriga o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e, no Brasil, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.

 

Dia mundial do café

Um dia especial para os amantes do café que dizem que “meu dia só começa depois de um café”. É celebrado no dia 14 de e mostra a força dessa bebida histórica em diversas culturas. A data homenageia a bebida, a indústria do café e os amantes desse grão rico em cafeína que é a segunda bebida mais consumida no mundo. Ele só fica atrás da água, claro!

Três campanhas se destacam no mês de abril:

ABRIL AZUL – Em 2 de abril é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se de uma Campanha de Conscientização do Autismo que tem o objetivo de dar visibilidade ao transtorno e promover o auxílio aos portadores.  No Brasil há mais de 2 milhões de autistas.

ABRIL VERDE – No dia 28 registra-se o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. As campanhas são realizadas com o intuito de conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes no exercício das suas funções.

ABRIL LARANJA – Neste mês, a causa animal busca conscientizar ainda mais as pessoas sobre os maus-tratos praticados contra cães e outros bichos. A campanha é de extrema importância para combater qualquer tipo de maus-tratos e crueldade contra os animais. Infelizmente, vemos com frequência casos em que a pessoa adota, resgata um pet da rua ou até mesmo compra, e posteriormente, executa alguma negligência ou atrocidade contra o bichinho.

Ao contrário do que muitos pensam, maus-tratos vai além da agressão física. Deixar o animal acorrentado; obrigá-lo a ficar em um espaço sem higiene; privá-lo de alimentação; negar assistência veterinária; etc, também é crime. Segundo a Lei nº 14.064/2020, a pena prevê reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda do animal. A conscientização é a principal ferramenta para mudar a situação de tantos animais vulneráveis que enfrentam diariamente a crueldade de alguns seres humanos.

O mês de abril marca os primeiros dias do outono (início em 20 de março), ocasião em que a natureza se prepara para enfrentar o inverno e sobreviver a ele. Nós também temos que aprender a nos preparar, a nos precaver, a viver com equilíbrio. Isso significa nos livrar de tudo o que seja supérfluo, desnecessário e custoso demais.