Cachoeira Casca D’Anta, nascente do rio São Francisco

Staycation – Férias em Casa

 

“Staycation” é uma expressão inglesa que significa “férias em casa”.

Para nós mineiros, os melhores lugares para fazer um “staycation” é fazer turismo por Minas Gerais, que tem lugares extraordinários para agradar a todos os gostos.

A modalidade permite escolher rotas turísticas nas cidades vizinhas, uma escolha especialmente segura, cômoda e custo mais acessível. Podemos descobrir belezas e passeios encantados. Lugares para viajar em Minas é o que não falta.

Minas abriga uma grande variedade de cursos d’água, entre rios, lagos, lagoas, cachoeiras e represas. Além disso, possui uma das gastronomias mais conceituadas do país, abundância em belezas naturais, cidades “místicas”, terras que batem recordes de temperatura nos dois extremos, história, cultura e muito mais.

Se você quer saber onde passear em Minas Gerais, continue lendo este artigo e descubra todas as possibilidades para curtir feriados, férias ou fins de semana perto de casa.

O roteiro de turismo em Minas Gerais abrange vários tipos de passeios, como: Turismo de gastronomia; Turismo de aventura; Ecoturismo; Turismo rural; Turismo cultural.

Um passeio pelas cidades históricas mineiras, por exemplo, é uma imersão em cultura e história, além de uma oportunidade para degustar os pratos típicos de Minas, tão aclamados nacionalmente.

Serra da Canastra: localizada em São Roque de Minas, a cerca de 326 km de BH, a Serra da Canastra é conhecida pela produção do famoso queijo Canastra e por ser berço de um dos rios mais importantes do país: o São Francisco, no Parque Estadual da Serra da Canastra. Por ali, não deixe de visitar também a maior queda d’água do Velho Chico, a cachoeira Casca d’Anta.

 

Capitólio:

e por falar em água, a cidade de Capitólio abriga o Lago da Represa de Furnas, cânions e dezenas de cachoeiras. Não por acaso, o local que dista cerca de 277 km da capital, é conhecido como “Mar de Minas”.

 

 

Diamantina: cidade histórica de Minas e Patrimônio Cultural da Humanidade (título concedido pela Unesco) é o passeio ideal para conhecer as origens da formação do nosso Estado com casarões e igrejas históricas, para deleite dos turistas. Está localizada a cerca de 300 km de Belo Horizonte.

Araxá: outra cidade histórica que vale a pena conhecer, a cerca de 370 km de BH. Terra da famosa Dona Beja, importante personalidade mineira no século XIX. É o local ideal para se deliciar com os queijos produzidos por ali, doces típicos da região, além das belas paisagens.

Circuito das Águas: formado por 13 municípios, como São Lourenço e Caxambu. As águas minerais da região são conhecidas por serem revitalizantes e relaxantes. Caxambu fica a cerca de 382 km de BH, e São Lourenço, 399 km.

Poços de Caldas: Que tal conhecer as águas termais de Poços de Caldas, a 468 km da capital mineira, quentinhas para relaxar?

São Thomé das Letras: a cidade mística mineira, localizada a cerca de 311 km de Belo Horizonte, é cercada por lendas e forjada em uma grande formação rochosa. Há quem diga que as pedras da cidade têm poder energizante. O fato é que a vista por lá é realmente um atrativo à parte.

Conceição do Ibitipoca: não deixe de visitar a vila localizada a cerca de 260 km de BH, na cidade de Lima Duarte. É ali que está a famosa Janela do Céu, uma piscina natural com borda infinita, que oferece uma bela visão das montanhas e fotografias memoráveis.

Monte verde: para quem quer curtir um clima frio sem precisar ir para o Sul do país, a cidade de Monte Verde, a cerca de 488 km da capital mineira, é a opção ideal, com cenários bucólicos e temperaturas abaixo de zero.

Cachoeira da Serra Morena, Serra do Cipó/MG: a região repleta de cachoeiras, trilhas e belas paisagens dispensa apresentações. Afinal, é difícil encontrar um morador de Belo Horizonte que nunca passeou por lá. Dá para recarregar as energias com um banho de cachoeira e voltar para casa no mesmo dia.

Conceição do Mato Dentro: para quem animar percorrer um pouquinho mais de estrada, é possível visitar a Cachoeira do Tabuleiro e as belas quedas d’água na Lapinha da Serra.

 

Santuário do Caraça:

outro passeio próximo à capital mineira é o Santuário do Caraça, local com paisagens incríveis onde é possível fazer trilhas, conhecer as cachoeiras e ver os lobos guarás, no fim do dia, perto da igreja.

 

 

 

Tiradentes:

a cidade histórica é referência em gastronomia e cultura, e abriga importantes festivais que atraem turistas de todo o país, como o Festival de Cinema e o Festival de Gastronomia.

 

 

Circuito das grutas:também pertinho de BH, é possível conhecer grutas e formações geológicas milenares que abrigam verdadeiros tesouros arqueológicos. Em Lagoa Santa, Sete Lagoas e Cordisburgo é possível viajar, literalmente, para dentro da terra e conhecer as grutas da Lapinha, do Rei do Mato e de Maquiné.

 

Inhotim:

o Instituto Inhotim, em Brumadinho, é daqueles passeios encantadores que ficam na memória e nas belas fotos que você vai tirar. Abriga um importante acervo de arte e espécies botânicas para conhecer e contemplar.

 

 

Conteúdo adaptado, pesquisado na Internet.