Gasolina ou etanol

Na estrada, é melhor usar gasolina ou etanol?

À parte dos constantes aumentos dos preços de combustíveis, surge sempre a dúvida entre usar gasolina ou etanol nas estradas. Além da disputa entre autonomia ou potência, mais um fator deve ser considerado na escolha entre os dois combustíveis

Eu fui nomeado “juiz” para decidir uma discussão entre dois motoristas. Um dizendo que ao viajar, pegar a estrada com o carro, ele só abastece com etanol. O outro diz que só abastece com gasolina.

O que abastece com etanol diz: “é mais difícil adulterar o etanol, porque a gente não conhece os postos pela estrada, não tem confiança neles”.

O da gasolina diz: “eu uso gasolina, porque ela dá mais autonomia e eu vou parar menos para abastecer; assim corro menos risco de utilizar postos que eu não conheço”. Quem tem razão?

O da gasolina! Por quê? Primeiro, ele tem razão quando fala em autonomia: a gasolina tem um consumo cerca de 30 a 35% menor. Então, ele roda mais sem parar para abastecer e correndo menos riscos.

Além do mais, o que diz que o etanol é mais difícil de adulterar do que a gasolina, está redondamente enganado.

O etanol se adultera sim. E sabe como? Colocando mais água além dos 8% que pode ter. Vai para 15%, para 20% e o motor não suporta isso. A gasolina pode ser adulterada, também. E sabe qual é a forma mais comum? Adicionando etanol.

Se o seu carro é flex e a gasolina estiver muito mais que aqueles 27% de etanol, tiver 40%, 50%, 60%, o seu bolso vai sofrer, mas ele “queima” qualquer combustível que vier: 100% gasolina, 100% etanol, gasolina com 27%, com 50% ou 70% de etanol.

Então, é preferível a gasolina adulterada do que o etanol adulterado.

Posso alternar entre etanol ou gasolina a qualquer momento?

Sim!!! No carro flex você pode alternar entre etanol ou gasolina a qualquer momento. E eles podem se utilizados juntos também a qualquer momento.

Existem motoristas e mecânicos que insistem que você não pode misturar etanol e gasolina no tanque do carro flex, mas isso é uma inverdade. O motor desse tipo de veículo está pronto para queimar gasolina pura, etanol puro ou ambos em qualquer proporção.O motor pode passar meses queimando etanol puro.

Se em algum momento o motorista decidir mudar para gasolina (por ser mais conveniente para o bolso, ou por proporcionar maior autonomia já que seu consumo é menor), pode fazê-lo mesmo que o tanque ainda tenha metade de etanol. E vice-versa.

Não considere nenhuma recomendação de que pode um e não pode o outro. De abastecer uma vez com etanol se você usa sempre a gasolina. E vice-versa.

Por Boris Feldman