Época de crescimento e recomeço.
A Primavera é o começo de um novo ciclo. É o período de regar nossos jardins e plantar sementes para o nosso processo de renascimento. A primeira manifestação de energia vital é o nascer e brotar da vegetação. Trata-se de um momento de prosperidade e crescimento.
É a estação do despertar, da abundância e da fertilidade, excelente para trabalhar a comunicação. É quando enxergamos ou descobrimos novas informações, trazendo clareza para o caos ou confusão.
Desse modo, recomeçamos, rompendo velhos padrões, renovamos nossa intenção, propósitos e nos preparamos para um novo ciclo, que traz o equilíbrio de nossas energias.
Nesta estação, saímos da introspecção do inverno e passamos a florescer e a despertar em nossas vidas. É a chegada da energia que nos faz abrir novas fontes de criatividade, nos tornar mais otimistas, observadores e determinados.
Primavera inspira busca de significado para a vida, como momento de florescimento, recomeço, clareza e iluminação, nos inspira a buscar um significado para a vida, isto é, buscar luz e força interior, bem como fluidez para o caminho. Damos um salto na primavera. Cada dia é como uma nova oportunidade de produzir sementes.
Sendo assim, na primavera somos convidados a examinar nosso modo pessoal de ser e nos decidir qual sistema de crenças que nos serve. Aprendemos o poder de tomar decisões e de usar o livre arbítrio.
A energia da primavera nos impulsiona a procurar a verdade da vida e nos libertar de ilusões que dificultam nosso renascimento, além de trazer claridade para trabalhar questões materiais.
O poder desta estação é o despertar da espontaneidade, da admiração e da verdade. Para nascer o novo, examinamos nosso jeito de ser e aquilo que aprendemos na vida. Analisamos, acima dos nossos preconceitos, aquilo que nos serve e aquilo que queremos deixar.
Fazer caridade, trabalhar de forma voluntária, plantar árvores e viver de forma ecológica e sustentável, por exemplo, nos harmoniza com um propósito espiritual, além da nossa própria compreensão. É a oportunidade de aprender a olhar nossos desafios, buscando o crescimento pessoal, ampliando nossa força espiritual e nossa fé.
Neste momento em que a força da vida, a Terra e a natureza aparecem tão intensamente, ficamos motivados para fazer nossa vida se mover, em busca da primavera interior.
Texto adaptado de artigo da psicóloga Adriana Feijó, disponibilizado na Internet.
Avenida Paraná, 485 - 5º andar
Centro - CEP 30120-020
Belo Horizonte/MG.