Todos nós temos uma missão a desempenhar na construção de um futuro sustentável

 

Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, tem o objetivo de promover uma conscientização global sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

O Brasil está enfrentando um período de mudanças climáticas, com efeitos intensos em várias regiões. A iniciativa de atitudes dos brasileiros em relação ao clima e ao meio ambiente pode fazer a diferença na adaptação e atenuação desses impactos.

A sociedade deve ser estimulada para refletir sobre os problemas ambientais e despertar nas pessoas a vontade de contribuir nesse desafio contínuo de preservação da natureza.

As mudanças climáticas são reconhecidas como uma das maiores ameaças globais. Os eventos climáticos extremos, como furacões, secas e ondas de calor, são alguns sintomas evidentes dessas mudanças. Já o aumento das temperaturas globais, o derretimento das calotas polares e o aumento da acidez dos oceanos são consequências alarmantes que exigem ação imediata.

Para fortalecer os princípios e valores que o Dia Mundial do Meio Ambiente apresenta, a educação e a conscientização são fundamentais. Comportamentos sustentáveis devem ser incentivados, através de campanhas de educação ambiental e informação sobre as mudanças climáticas.

Enchentes no Rio Grande do Sul

O estado do Rio Grande do Sul está localizado em um ponto de encontro de sistemas polares e tropicais, possibilitando a criação de um padrão que inclui períodos de chuvas intensas e de seca.

As enchentes do mês de maio afetaram, de alguma forma, mais de 2 milhões de pessoas. São 355 mil crianças e adolescentes que estão sem aulas presenciais e mais de mil escolas foram afetadas pelas chuvas.

O número de cidades impactadas chega a 466. Com a previsão de continuidade dos eventos climáticos, técnicos apontam a retirada definitiva da população das áreas de alto risco. Cerca de 10 hospitais estão inoperantes e mais de 160 unidades básicas de saúde foram afetadas pelas fortes chuvas. O impacto na economia do estado é avassalador, em todas as suas atividades.

Essa tragédia não encontra precedentes na história do Brasil que se une em luto e solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul. São inúmeras as vítimas fatais e pessoas desaparecidas, milhares estão desalojadas.

Neste momento de profunda dor e incerteza, nossos pensamentos estão com as vítimas, seus familiares e todos aqueles que foram afetados por essa tragédia. Ela impôs perdas irreparáveis e desafios nunca imaginados. As pessoas atingidas relatam estarem em cenário de guerra, onde tudo foi destruído pelas águas.

É fundamental que os esforços para auxiliar as vítimas das enchentes continuem de forma organizada e eficiente. Vemos a solidariedade do povo brasileiro ao povo gaúcho se manifestar em todos os momentos.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/copetro/www/wp-includes/functions.php on line 5373

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/copetro/www/wp-includes/functions.php on line 5373

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/copetro/www/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 107