Cooperativismo reforça seu propósito na pandemia

Nessas últimas semanas, pensei muito em como começar este texto. Afinal, hoje, 3 de julho, comemoramos o Dia Internacional do Cooperativismo. Bombardeados pelas graves sequelas que o coronavírus deixa em nossa sociedade, especialmente no Brasil, fica difícil falar a palavra “comemoração”.

Mas, enxergando por um outro prisma, vejo que o cooperativismo – especialmente o financeiro – passou por esse obstáculo e saiu fortalecido, mostrando o seu verdadeiro propósito de existência: promover a prosperidade e a justiça financeira nos quatro cantos do país. Em todo o período da crise, pudemos dizer com muita firmeza que não saímos do lado de nossos cooperados. Esse é o motivo da existência do cooperativismo financeiro: gerar impacto social positivo para os nossos cooperados e suas comunidades.

Em um ano (crucial, diga-se de passagem), houve um aumento de 30% nas concessões de crédito. Estudamos, analisamos, nos debruçamos em números e histórias para oferecer um crédito muito sustentável, seja em financiamentos ou empréstimos, com taxas justas e fiéis ao nosso DNA cooperativista.

Não abaixamos a cabeça com as adversidades deste período, enquanto observamos muitas instituições financeiras reduzindo suas agências para estancar déficits ou aumentar lucros.

Colocamos à disposição do nosso cooperado toda a modernidade e conveniência trazidos pelo atendimento digital. Mas queremos estar perto, simbolizando também que estamos juntos, lado a lado, unindo o melhor dos dois mundos (físico e digital).

Também não posso deixar de citar aqui o apoio que o cooperativismo está tendo do órgão regulador, o Banco Central, materializado pelas ações propostas na Agenda BC#, sobretudo na dimensão “Inclusão”. O cooperativismo tem um papel essencial pela proximidade que possui com seus cooperados, o que proporciona efetividade no cumprimento do propósito cooperativista ao auxiliá-los na administração dos seus recursos.

Esses motivos nos fazem ter a tranquilidade de pensar que, embora a situação seja crítica em todo o mundo e tenhamos incertezas sobre nosso futuro, o cooperativismo é uma parcela de positividade que nos faz acreditar em dias melhores. E, apesar de ainda não podermos comemorar juntos, união e cooperação – sejam elas físicas, digitais ou híbridas – nunca vão faltar por aqui.

Extrato de artigo de Marco Aurélio Almada
Ganhador do prêmio “Influenciador Coop”, concedido pela
Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em 2020.