LONGEVIDADE – CORPO E MENTE SAUDÁVEIS

 

VIDA LONGA COM SAÚDE FÍSICA E MENTAL

A longevidade saudável exige hábitos e disciplina em nosso modo de vida. Eventualmente, passa por manutenções periódicas, reparos e recauchutagens em nossa máquina corporal. Hospitais e clínicas são nossas possíveis oficinas.

Vamos nos prevenir e viver bem, já que é tão importante quanto viver mais.

O número de pessoas idosas cresce de maneira exponencial no mundo e no Brasil. Nosso país tem, hoje, 40 milhões de idosos, o que representa 20% da população. Somados ao baixo índice de natalidade e ao avanço tecnológico da área médica, é esperado que se viva cada vez mais. Entretanto, à medida que envelhecemos, também é indispensável viver bem.

Com o passar do tempo, os “alicerces” que compõem nossa vida, como família, amizades, carreira profissional, estudos, entre outros, vão mudando. Pode-se encontrar um exemplo no trabalho: com a aposentadoria muitos acabam se sentindo perdidos. Afinal, a rotina muda completamente, os laços com os colegas de trabalho deixam de existir e se readaptar à nova vida leva algum tempo.

Por isso, é fundamental conhecer e praticar os pilares da longevidade: amizade, propósito, músculo e saúde mental.

 

Amizade

O ser humano é incapaz de viver em isolamento. Por isso, ter alguém para conversar, interagir e com quem contar é essencial.

As amizades são as relações consideradas fundamentais. É importante para o idoso cultivar amizades com pessoas de diversas gerações e de fora de seu círculo familiar.

 

Músculo

Com o avanço da idade, surgem algumas mudanças que refletem no corpo. É normal diminuir o esforço diário, entretanto o sedentarismo é preocupante.

O músculo representa a atividade física que, junto a uma boa alimentação, traz mais independência para o idoso. Por isso, é necessário exercitar-se de maneira apropriada e regular para adquirir mais disposição física e mental.

 

Propósito

O propósito é aquilo que nos faz acordar de manhã, que nos faz levantar, seja para estar com a família, executar um trabalho voluntário ou qualquer atividade de lazer.

É fundamental ter um objetivo e dar importância a ele. Assim, o idoso permanece ativo e evita que fique estagnado ou na inércia da vida.

 

Saúde Mental

A saúde mental vem da prática equilibrada desses três pilares. Não adianta se exercitar, mas não cultivar amizades, ou ter amigos, mas se alimentar mal e ser sedentário.

É muito importante aceitar a velhice com naturalidade, o que contribui com a saúde mental que, entre seus benefícios, auxilia na prevenção de enfermidades, como as síndromes demenciais e depressivas.

Aplicar e desenvolver os quatro pilares da longevidade de forma equilibrada e constante é a chave para viver mais e melhor.

 

   26/02/2024