OUTUBRO, MÊS PARA REFLEXÕES E CONSCIENTIZAÇÃO

 

Principais datas comemorativas de outubro:

o que aprender sobre elas.

 

O mês de outubro é um mês que propicia muitos momentos para valorização de profissionais e conscientização e reflexão de vários temas sensíveis à humanidade.

Também conhecido como OUTUBRO ROSA, porque é dedicado à prevenção do câncer de mama, este mês tem apenas um feriado, o Dia de Nossa Senhora de Aparecida – Padroeira do Brasil, no dia 12. No mesmo dia também é comemorado o DIA DAS CRIANÇAS.

Neste ano, comemora-se o DIA INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO no dia 19, terceira quinta-feira do mês, que celebra a importância global do cooperativismo de crédito, cujo tema é  “Apoiando pessoas, impulsionando negócios e transformando comunidades”.

03 DE OUTUBRO

O DIA DAS ABELHAS tem como intuito conscientizar as pessoas acerca da importância das abelhas. As abelhas desempenham um papel essencial na produção de alimentos e para a biodiversidade, graças ao processo de polinização.

04 DE OUTUBRO

O DIA DOS ANIMAIS dedica uma comemoração aos animais lembrando da sua importância e dos cuidados que eles precisam para viver. A data é comemorada no Dia de São Francisco de Assis, que é conhecido como o padroeiro dos animais e da natureza. 

05 DE OUTUBRO

PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988, conhecida como Constituição Cidadã é a norma mais importante do país. Ao longo da sua história, O Brasil teve sete constituições. A sétima é justamente a de 1988, que vigora até hoje, e que foi promulgada após o fim do regime militar.

10 DE OUTUBRO

O DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL foi instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental. A data busca estimular o debate sobre as práticas relacionadas à saúde mental.

O DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA À MULHER vem sendo um dia de debates acerca da violência contra a mulher desde 1980, ano em que foi criado. A data visa combater todos os tipos de violência direcionados às mulheres, sobretudo os casos de feminicídio.

12 DE OUTUBRO

O DIA DAS CRIANÇAS é uma forma de promover ações sobre o direito de crianças. Muito mais do que um dia de dar presentes, a data visa conscientizar as pessoas sobre as necessidades para que as crianças cresçam felizes e saudáveis, especialmente o acesso à escola e ao lazer.

DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA – Segundo consta, na segunda quinzena de outubro do ano 1717, pescadores encontraram a imagem de uma santa em um rio, em um dia em que suas redes retornavam sem peixes. Após encontrar a santa, a pescaria prosperou. Essa prosperidade foi atribuída ao aparecimento da santa. Em 1930, a santa foi proclamada padroeira do Brasil, e em 1980 o dia 12 de outubro foi decretado feriado nacional. Antes desse decreto, a padroeira já tinha sido celebrada em outras datas.

 

15 DE OUTUBRO

O DIA DO PROFESSOR presta homenagem aos profissionais que contribuem para a formação e desenvolvimento das pessoas. A data recorda o decreto de Dom Pedro I, em 15 de outubro de 1827. Esse decreto resultou na criação da Escola de Primeiras Letras, ou seja, na educação em nível básico no país. Em 1963, o Decreto nº 52.682, de 14 de outubro oficializou o Dia do Professor como feriado escolar nacional.

18 DE OUTUBRO

O DIA DO MÉDICO é uma data dedicada a homenagear os profissionais, muitas vezes responsáveis por salvar vidas ou devolver condições de vida às pessoas. Nesse dia também se comemora o Dia de São Lucas, que é considerado o padroeiro dos médicos.

19 DE OUTUBRO

DIA INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO celebra a importância global do cooperativismo de crédito.  A terceira quinta-feira de outubro é um dia significativo para o cooperativismo financeiro em todo o mundo. É quando se comemora o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC). Anualmente, o Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU) decide o tema, que este ano é: “Apoiando pessoas, impulsionando negócios e transformando comunidades”.

A ideia é celebrar o cooperativismo em todos os continentes e o desenvolvimento exponencial das economias comunitárias que recebem o suporte financeiro de uma cooperativa de crédito. A sociedade financeira cooperativista mundial atualmente é composta por 260 milhões de associados, 89 mil cooperativas financeiras e 117 países que utilizam o modelo cooperativo.

23 DE OUTUBRO

O DIA DO AVIADOR recorda a data no ano 1906 que Santos Dumont voou pela primeira vez com seu 14 BIS, em Paris. Como forma de marcar e celebrar essa data, no Brasil, o dia foi declarado o Dia do Aviador.

24 DE OUTUBRO

O DIA DAS NAÇÕES UNIDAS recorda a publicação da Carta da Nações Unidas pela ONU, em 24 de outubro de 1945. A data visa chamar a atenção para o trabalho realizado pela entidade e a importância de integração entre os povos.

31 DE OUTUBRO

O DIA DAS BRUXAS (Halloween) é uma tradição muito forte nos Estados Unidos, que foi trazida para o Brasil. Originalmente, a festa celebrava o fim do verão no hemisfério norte. As pessoas acreditavam que os espíritos vagueavam no mundo dos vivos no último dia do verão e para se defenderem, usavam fantasias. Com o passar dos anos, a comemoração foi sendo modificada, até se tornar uma festa que faz muito sucesso entre as crianças e adultos.

Para nós, é, também, o DIA DO SACI que visa motivar a celebração de um dos personagens folclóricos mais conhecidos do Brasil. A escolha da data é uma tentativa de incentivar as pessoas a valorizarem mais o SACI, visto que é um elemento pertencente à cultura brasileira, enquanto o Halloween é típico da cultura americana.